PROJETO  MAIS  EDUCAÇÃO

JORNAL INFORMATIVO PAULO COLOMBO


Criar um jornal escolar pode ser uma ótima experiência de aprendizagem: você pode tentar encontrar histórias para contar e escrever sobre o que acontece à sua volta, por exemplo. Além disso, essa atividade é uma excelente forma de mostrar iniciativa e interesse nos assuntos acadêmicos. Ainda assim, essa empreitada não é fácil. Prepare-se para dedicar todo o tempo e a energia que tiver, ainda mais no início. Você vai precisar de apoio dos professores e coordenadores da escola e, então, decidir como quer organizar a publicação. Só depois disso tudo, comece a redigir os artigos em si.








Encontre alunos interessados. Você vai dar mais força à sua causa se encontrar pessoas que também tenham vontade de participar. Converse com seus colegas e pergunte quem quer redigir ou editar o jornal, bem como pessoas que gostem de tirar fotos ou organizar o layout da publicação.




Escolha um local onde haja ferramentas e recursos a seu dispor. Você vai precisar de alguns itens básicos para produzir e distribuir o jornal: um local para criar uma redação improvisada, alguns computadores e, se possível, um escâner. Também é bom ter uma impressora e canetas para o processo de edição.







Escolha o público alvo. Pense em quem vai ler o jornal. Talvez você queira abranger todo o corpo discente e os funcionários. Contudo, talvez queira um jornal destinado a pessoas específicas. Essa "filtragem" é essencial para dar um foco à publicação.
  • O público também ajuda a determinar o formato. Se ele for pequeno, talvez seja melhor criar algo digital, como um blog.



Alunos montando o jornal mural da escola
















Comentários