PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Professora  Elô




A alfabetização científica pode iniciar nos primeiros anos da Educação Básica, com os “clubes de ciências” e as “gincanas científicas”. Nos Estados Unidos, algumas escolas instituíram um horário no decorrer da semana para estimular a criatividade das crianças. Eles denominam esse momento de “a hora do gênio”. As crianças são estimuladas a resolver problemas e/ou buscar soluções para alguns desafios.”, menciona.
A iniciação científica no ensino fundamental e médio proporciona o contato com novas descobertas e a multiplicação de conhecimentos. O papel do educador é instigar os alunos para o interesse científico e contribuir para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Porém, é necessário compreender que a curiosidade que move o aluno deve ser o começo ao invés de terminar em uma resposta simples para o questionamento.
“As atividades priorizam a aprendizagem investigativa, na qual se coloca um desafio aos alunos e incentiva-os a buscar as diversas possibilidades de  respostas, com base em seus conhecimentos prévios ou até mesmo no “senso comum”. O papel do professor, nesse contexto, é orientá-los e reforçar o caráter científico das possíveis explicações aos desafios propostos.”, completa.







É possível abordar a iniciação científica entre crianças e adolescentes a partir da observação, registro e comprovação de hipóteses sem utilizar linguagem complexa ou simplificando os termos e ensinos. Neste cenário o aprendizado do aluno – com o possível sucesso do projeto – passa pelo direcionamento do professor.


















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